quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

A troca de ideias como ferramenta de aprendizado

Não me entusiasmo com debates quando não há uma busca sincera pela verdade, em que as evidências sejam importantes em uma visão desapegada de qualquer convicção. Nesse contexto hipotético, quando alguém me apresenta um ponto de vista que faça mais sentido que o meu, provido seja de evidências lógicas ou empíricas, não tenho nenhum pudor em rever minhas ideias, porque esse compromisso é o que permite a evolução e o aprendizado. No entando, o que se vê nas mídias sociais na maioria dos casos, ao contrário, é uma devoção ideológica extremamente tóxica em que tudo o que realmente importa é fazer valer seus pontos de vista apaixonados e imutáveis. Do ponto de vista epistemológico, não há diferença entre ideologia e religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário